sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Pausa

Acabei de ler uma notícia e achei melhor fazer uma pausa para um assunto seríssimo. E relacionado a casamento, de uma forma geral.
É triste como isso é recorrente. E não só com brasileiras. Tem um filme americano antigão sobre isso, com aquela atriz famosona na década de 80 (como eu pude esquecer o nome agora???!), acho qeu "tudo por minha filha". Outro dia mesmo apareceu uma reportagem no Fantástico sobre esse assunto. Não sei se era a mesma brasileira, mas a verdade é que as leis religiosas de alguns países árabes (não generalizo, porque não sei se são todos...) realmente não permitem que a mulher saia de lá com seus filhos. A única alternativa é fugir, o que coloca em risco a vida da mulher e das crianças tb.
Claro que é outra cultura e não nos cabe julgar isso. Mas que isso soa horripilante, soa.
O que isso tem a ver com casamento? É incrível como qualquer relato sobre esse tipo de história começa com o marido sempre muito gentil ou, no máximo, pouco descontrolado e que se regenera. A viagem, no caso, para o Líbano, é apresentada como uma oportunidade única, como forma de melhorar a vida do casal e até mesmo a criação dos filhos. Ao chegar lá, todas as mulheres que passaram por isso (aí sim, sem exceção), de repente, se vêem em uma situação de subjugação, os maridos se tornam violentos e elas não têm a quem recorrer, pois isso é tradição.
Por isso, meninas, antes de mudarem de país, é legal pesquisar a fundo a cultura e imaginar se seria possível se adaptar a uma civilização em que a mulher é um ser inferior ao homem, que pode tudo, e cheia de limitações. Uma decisão equivocada dessas pode acabar com a vida de alguém, infelizmente.
Mas chega de tristeza, né?! Só fico chocada com algumas coisas que leio e realmente acho incompreensíveis determinadas situações. Mas ao mesmo tempo, tenho que reconhecer que nós sempre somos responsáveis por nossos atos e, da mesma forma, não temos o direito de julgar absolutamente ninguém por suas escolhas. Principalmente se a pessoa toma uma atitude acreditando que isso vai melhorar sua vida (conjugal, profissional, pessoal, que seja!).
Bjks.

Nenhum comentário: