sábado, 13 de setembro de 2008

Bridezillas

Fiquei boa parte do dia hoje em casa... Resolvi milhares de coisas até o começo da tarde e passaria o resto do dia postando aqui. Assunto é o que não falta...

Mas aí, tive que fazer um trabalho pra pós respondendo a seguinte (e "simples") pergunta: o que é a sociologia jurídica e o que ela enseja, epistemologicamente, ao ensino do Direito e à formação profissional na Faculdade de Direito, no Brasil, hoje? Acho que não começamos muito bem, mas enfim...

Pra isso, tive que reler um texto complicadinho de 30 páginas que passei a semana inteira lendo. Mas, no final, tudo era mais simples que eu imaginava. Ainda bem!

Enfim, no meio das minhas tarefas, me diverti (e meio que me horrorizei) assistindo a um epidósio de Bridezillas (ou Noivas Neuróticas, no Brasil), que passa no Discovery Home and Health (canal 55 da NET).

Pra quem nunca ouviu falar, bridezilla é o adjetivo normalmente utilizado em inglês para as noivas neuróticas. Mas, na verdade, significa muito mais que simplesmente neuróticas... É uma mistura das palavras noiva (=bride) e Godzilla (acho que nem preciso explicar, né?!).

Enfim, o episódio de hoje era o casamento de Regina Santos e Domingo Gonçalves, pelo que pude perceber ele é português e ela, americana, mas descendente de portugueses...

A mulher é uma control freak total! Eles se casaram em um hotel e ela passou o dia todo controlando tudo, quem fazia o que e como e ainda marcando os lugares pras pessoas sentarem. Brigou, gritou com todo mundo e ainda, depois da cerimônia, foi indicar os lugares pros convidados sentarem! Ri, mas tb fiquei chocada! Que coisa horrível!!!

Ela foi ensaiar a dança com o noivo no salão, brigou por causa da dança, até porque teria migalhas de chocolate na pista de dança, inacreditável. Em resumo, um terror os momentos anteriores ao casamento dela. Nem sei como, depois de tudo isso, a pessoa entra de noiva, bela e formosa e tudo mais. Ah, sim, até na entrada pra cerimônia, ela reclamou que o pai tava muito rápido. Depois, muito devagar. hehehe

Até procurei no youtube algum trecho desse episódio, mas não achei não. Tem esse vídeo lá, de propaganda do programa... E procurando por bridezilla, aparece um monte de coisas...
Mas, enfim, o que isso tem a ver? Ah, tenho várias considerações a esse respeito.

Fiquei pensando durante o episódio que tb sou super centralizadora, bem control freak mesmo. Até queria me arrumar lá no Espaço Itália mesmo e tenho certeza que, se me arrumasse lá, ia querer ficar acompanhando tudo de perto. Achava que ia ficar bem mais tranquila assim, participando de tudo. Mas não sei se é verdade. Talvez me chateasse ou me estressasse com tudo.
A gente tem que estar preparada pro que vier, é claro. Nem tudo sai absolutamente da forma como planejamos. A gente faz o possível, evidente! Mas temos que nos preparar pro que pode não dar tão certo... Assim, me arrumar em outro lugar e chegar lá quando tudo já estiver pronto, sem ninguém com tecnologia suficiente pra tirar fotos e me mandar pelo celular, vai ser duro. Mas já vou me preparando psicologicamente pro que der e vier...hehehe
É um exercício constante de calma, paz e tranquilidade, claro! Pra isso, tb serve o dia da noiva. E eu tava procurando um lugar bem calmo e tranquilo justamente pra não me aborrecer muito. Pra tentar, ao máximo, relaxar e desencanar das preocupações. No meu caso, nem vai ser tão difícil, já que meu casamento é domingo e só estarei eu no salão mesmo... Mas, ainda que assim não fosse, é pra isso que servem aqueles banhos e massagens que são colocados nos pacotes de dia da noiva, viu!?
Agora, uma coisa eu queria fazer no meu casamento, que é típico de casamento norte-americano e acabei desencanando: marcar os lugares nas mesas que as pessoas vão sentar.
Claro que isso ajuda a afastar confusões de pessoas que não podem (ou não querem) sentar próximos. Mas acho que tem uma função ainda maior que isso, já que as pessoas que não se gostam costumam evitar ficar próximas de qq jeito, que é aproximar pessoas que têm algum tipo de afinidade... Coisa que só a gente perceberia.
Por exemplo, tenho um amigo em Brasília que é do interior de Minas Gerais. Haverá, no casamento, um outro convidado, da mesma cidade dele e que tem o mesmo estilo, curte coisas muito parecidas... Colocar os dois para sentarem na mesma mesa pode aproximá-los ou até mesmo fazê-los se reencontrar (vai que eles se conhecem de algum jeito)... Isso eu acho realmente legal!
Mas a questão é que dá muito trabalho fazer isso. Toma da gente um tempo precioso que, na maioria das vezes, não temos. E ainda pode causar controvérsias. Por isso mesmo, é que as mesas são de livre escolha no meu casamento. Menos trabalho e mais liberdade pros convidados. E tb é uma forma de que ninguém se sinta prejudicado se eventualmente ficou em uma mesa ruim. Foi ele que escolheu...hehehe
É claro que pedirei pra reservarem umas mesas para os pais dos noivos e padrinhos (e os próprios noivos tb!), que ficarão tirando fotos e não poderão ficar sentados no fundo do salão, né?!

Nenhum comentário: