segunda-feira, 14 de julho de 2008

Por onde começar mesmo???

Ao contrário das milhares de colunas espalhadas pela internet, não quis começar falando do pedido de casamento nem das providências infindáveis que deverão ser tomadas pelas noivas, apresentando um cronograma assustador e quase impraticável para apavorá-las.

Comecei contando brevemente minha história e a razão de ser desta coluna. Como disse, nunca sonhei em casar e constituir família. Muito menos entrar na igreja, vestida de branco, com véu e grinalda e todas aquelas honras que todas as noivas têm o direito de exigir no dia de seu casamento.

Sempre fui cética quanto a tudo isto. Jamais imaginei me encantar com a organização de um casamento. Pretendo, aqui, discutir (sim, pois haverá concordâncias e divergências, com certeza!) assuntos comuns a todas as noivas: as apaixonadas, românticas, religiosas, céticas, maduras e etc.

Claro que não vou ser hipócrita de dizer que nunca sequer pensei em casamento. Nem que não tinha Barbie noiva ou que não a casava com o Ken. Claro que sim! Toda menina pensa e faz essas coisas, mesmo que seja com a Susi. E mesmo que você renegue a idéia de se casar, uma vez ou outra passa pela sua cabeça esta possibilidade. E se ela se concretizar, como seria.

Pois bem, no meu caso, nas poucas vezes que considerava a hipótese de me casar, criei uma idéia de como seria meu casamento. Nada de igreja. Não por falta de fé, mas por inadequação religiosa mesmo. Casar em uma igreja, ao contrário da maioria das pessoas, pra mim não faz sentido. Se aquilo tudo que a igreja defende e prega não é compatível com a minha crença, simplesmente não faz sentido. Se minhas crenças fossem compatíveis com uma igreja, tenho certeza que seria lindo e provavelmente me casaria na igreja do meu bairro mesmo, onde meus pais se casaram e quase toda minha família também.

Fora da igreja um casamento não precisa ser sem graça. O meu seria no campo, ao ar livre. No melhor estilo “filme americano”. E era só essa a idéia que eu tinha de casamento. Talvez uma cerimônia ecumênica, que passou a ser uma grande possibilidade quando vi que meu casamento envolveria famílias de religiões diferentes, por respeito às crenças de cada um.

Mas tanto eu como meu noivo, que também adora uma boa festa, vivemos procurando um motivo para reunir as pessoas queridas pra celebrar qualquer coisa. Então, nosso casamento seria uma festa! A idéia do casamento ao ar livre ele abraçou logo, apesar de ser bastante conservador e, como ele diz, “demorar pra aceitar novas idéias”. Mas éramos inocentes! Achávamos que seria super simples. Bastaria alugar uma chácara e – detalhista como eu sou – eu mesma cuidaria de cada detalhe para que tivéssemos os melhores profissionais, contratando um bufê, música, foto e vídeo e o que fosse necessário, tudo separado. Pra falar a verdade, achávamos que isso era tudo, que nem precisaríamos de mais profissionais. Ledo engano...

Neste período, da idéia do casamento até agora, passaram-se alguns meses. E minhas constatações são: o tempo voa, éramos inocentes demais, casar custa caro e eu e a Juliana Paes temos muitas coisas em comum. Sim, li numa dessas revistas de fofoca (que foi comprada pra ter idéias de vestido para a mãe da noiva!) que a Juliana Paes também está organizando seu casamento à distância. E ela tem a casa montada. E utiliza muito a internet pra resolver os detalhes do casamento. E, por fim, carrega o laptop sempre, pois ele contém tudo sobre o casamento. Sim, temos quase tudo em comum! No fim, não importa o tamanho ou a forma da festa, iremos sempre nos deparar com as mesmas questões que todas as demais noivas!

2 comentários:

Larissa disse...

Oi Gabi! Obrigada pela mensagem! Ficou muito legal o blog... Adicionei ele nos nossos links...

Beijos!!
Larissa

Mari Desimone disse...

Gabi, nem te conheço,mas parabéns pelo casório!

É caro mesmo, mas pensa que é uma vez só, né?

me caso em maio do ano que vem, aqui em Sampa! Se quiser alguma indicação de fornecedor, sei lá, alguma força, pode contar comigo. Noivas, blogueiras e unidas, ficamos muito mais fortes!!

Se quiser visitar meu blog, é o noivaneurotica.blogspot.com

beijos!